Simples, rápido e sem custos...
O conceito Web 2.0 ilustra a substituição do termo de web de leitura, pelo termo web de leitura/escrita.
A web de leitura/escrita disponibiliza muitas ferramentas de utilização simples, permitindo a publicação na Internet sem ser necessário dominar aspectos técnicos complexos da área da Informática.
O exemplo mais comum de utilização destas ferramentas são os blogues - que foram rapidamente aproveitados para ensaiar experiências no campo da educação - e outras aplicações complementares novas que, de forma automática, facilitam este processo de edição de informação (Slideshare, Scribd, YouTube, RSS...).
Estas aplicações possibilitam, ainda, a consulta da informação editada sem estar sujeita a um determinado momento nem a um determinado espaço, potenciando desta forma uma interactividade mais reflectida e ponderada.
"Wherever, Whenever, Whatever" é a nova perspectiva da WWW!
Imagem de pro.corbis.com
5 comentários:
Caro Luis,
Recebi seu comunicado sobre trabalho que você está desenvolvendo no campo de educação de adultos, com ênfase na aprendizagem de usos das TIC's. Vou acompanhar com interesse e tecer comentários sempre que puder.
Seu blog é muito informativo e elegante. Vou incluí-lo entre minhas referências e recomendá-lo para meus alunos.
No desenvolvimento do trabalho com usos de blogs educacionais, sugiro a meus estudantes que elejam um "padrinho" ou "madrinha" para seus blogs. Consulto-o, desde já, se você aceitaria convite de algum de meus alunos nesse sentido?
Vamos continuar a conversa sempre que possível. Abraço, Jarbas.
Obrigado pelo seu comentário. Será uma honra colaborar consigo e com os seus alunos.
LVila
Olá Luis,
Sou ex-aluna do prof. Jarbas e passando pelo boteco li seu relato. Também trabalho com jovens e adultos e essa tarefa não é fácil. Implantei na Universidade um projeto semi-profissionalizante de encadernação para atender aos adultos que necessitam inserir-se no mercado de trabalho. Para melhor atender esses alunos criei um blog (art/educando), enquanto ainda estudava com o prof. Jarbas na disciplina Tec. da Educação. E não parei mais! Meu blog é diferente do seu. Tem por foco alimentar teoricamente a meus alunos e a jovens estudantes de pedagogia. Quero um dia, dinamizar mais o blog, só que não encontro tempo para isso. O que é uma pena.O uso da tecnologia é legal, mas consome muito tempo e dedicação tanto teórica, como prática.
Um abraço
Elisa
Comecei a usar os blogues na sala de aula há pouco tempo, mas aquilo que mais me admirou foi o facto de poder, com enorme facilidade, incluir um sem número de materiais multimédia.
Aparentemente seria uma tarefa complicada e exigia conhecimentos técnicos de informática muito avançados. Não, é muito fácil, pois paralelamenta ao advento dos blogues surgiram várias ferramentas (Web 2.0) que se encarregam de editar automáticamente os nossos conteúdos.
Vale a pena insistir e mecanizar essas novas formas de editar conteúdos para a web.
As mais comuns estão referenciadas nos "Links" deste blogue (scribd, slidshare, youtube...) e funcionam, mais ou menos, todas da mesma maneira.
Cmpts
LVila
muito bom.
continue com o trabalho.
até
www.educultirsao.blogspot.com
Enviar um comentário