Web 2.0

Simples, rápido e sem custos...

O conceito Web 2.0 ilustra a substituição do termo de web de leitura, pelo termo web de leitura/escrita.

A web de leitura/escrita disponibiliza muitas ferramentas de utilização simples, permitindo a publicação na Internet sem ser necessário dominar aspectos técnicos complexos da área da Informática.

O exemplo mais comum de utilização destas ferramentas são os blogues - que foram rapidamente aproveitados para ensaiar experiências no campo da educação - e outras aplicações complementares novas que, de forma automática, facilitam este processo de edição de informação (Slideshare, Scribd, YouTube, RSS...).

Estas aplicações possibilitam, ainda, a consulta da informação editada sem estar sujeita a um determinado momento nem a um determinado espaço, potenciando desta forma uma interactividade mais reflectida e ponderada.

"Wherever, Whenever, Whatever" é a nova perspectiva da WWW!




Imagem de pro.corbis.com

5 comentários:

Jarbas disse...

Caro Luis,

Recebi seu comunicado sobre trabalho que você está desenvolvendo no campo de educação de adultos, com ênfase na aprendizagem de usos das TIC's. Vou acompanhar com interesse e tecer comentários sempre que puder.
Seu blog é muito informativo e elegante. Vou incluí-lo entre minhas referências e recomendá-lo para meus alunos.
No desenvolvimento do trabalho com usos de blogs educacionais, sugiro a meus estudantes que elejam um "padrinho" ou "madrinha" para seus blogs. Consulto-o, desde já, se você aceitaria convite de algum de meus alunos nesse sentido?
Vamos continuar a conversa sempre que possível. Abraço, Jarbas.

Luis Vila disse...

Obrigado pelo seu comentário. Será uma honra colaborar consigo e com os seus alunos.
LVila

Elisa Kerr disse...

Olá Luis,
Sou ex-aluna do prof. Jarbas e passando pelo boteco li seu relato. Também trabalho com jovens e adultos e essa tarefa não é fácil. Implantei na Universidade um projeto semi-profissionalizante de encadernação para atender aos adultos que necessitam inserir-se no mercado de trabalho. Para melhor atender esses alunos criei um blog (art/educando), enquanto ainda estudava com o prof. Jarbas na disciplina Tec. da Educação. E não parei mais! Meu blog é diferente do seu. Tem por foco alimentar teoricamente a meus alunos e a jovens estudantes de pedagogia. Quero um dia, dinamizar mais o blog, só que não encontro tempo para isso. O que é uma pena.O uso da tecnologia é legal, mas consome muito tempo e dedicação tanto teórica, como prática.
Um abraço
Elisa

Luis Vila disse...

Comecei a usar os blogues na sala de aula há pouco tempo, mas aquilo que mais me admirou foi o facto de poder, com enorme facilidade, incluir um sem número de materiais multimédia.
Aparentemente seria uma tarefa complicada e exigia conhecimentos técnicos de informática muito avançados. Não, é muito fácil, pois paralelamenta ao advento dos blogues surgiram várias ferramentas (Web 2.0) que se encarregam de editar automáticamente os nossos conteúdos.
Vale a pena insistir e mecanizar essas novas formas de editar conteúdos para a web.
As mais comuns estão referenciadas nos "Links" deste blogue (scribd, slidshare, youtube...) e funcionam, mais ou menos, todas da mesma maneira.
Cmpts
LVila

Marco Aurelio disse...

muito bom.
continue com o trabalho.
até
www.educultirsao.blogspot.com