Coesão Social e Digital

Fonte: http://www.slideshare.net/GrahamAttwell

A coesão social, potenciada pelo alargamento das competências digitais na população adulta activa do nosso país, é a maior virtude da exploração dos referenciais através das TIC (e-learning, blogues, comunidades de aprendizagem...).

A apresentação revela, ainda, o facto de haver pouca preocupação, por parte das entidades patronais, relativamente à actualização de conhecimentos dos seus funcionários, desconhecendo-se, na maior parte dos casos as potencialidades do e-learning.

Os computadores são usados para inúmeras tarefas, mas não se dá valor à aprendizagem informal levada a cabo utilizando a Internet, por exemplo, para resolver problemas motivados pelo interesse pessoal e, muitas vezes, partilhados por outras pessoas, desenvolvendo ainda mais a coesão social.

Os processos de RVCC reconhecem essas aprendizagens informais, podendo, através da utilização das TIC, valorizar e potenciar essas competências, especialmente com a utilização de aplicações de software social e desenvolvendo comunidades de prática.

Sem comentários: