Plano Tecnológico de Educação

Jorge Lima diz, no Correio da Educação:

"A modernização tecnológica da escola é um grande desafio para Portugal, que exige, em primeiro lugar, a adopção de uma estratégia nacional com linhas orientadoras, com metas e objectivos muito precisos, em segundo lugar, um plano de acção que defina com clareza as medidas e os meios necessários à prossecução daqueles objectivos, e, em terceiro lugar, uma intervenção articulada e coordenada de todos os agentes envolvidos na execução e acompanhamento destas medidas."

Destaco alguns objectivos (Conteúdo) do Plano Tecnológico de Educação citados no artigo:
"- Promover a produção, a distribuição e a utilização de conteúdos informáticos nos métodos de ensino e aprendizagem (p. ex., exercícios, manuais escolares, sebenta electrónica, etc.).
- Encorajar o desenvolvimento do portefólio digital de alunos.
- Complementar o ensino tradicional e promover novas práticas de ensino.
- Minimizar a info-exclusão, disponibilizando conteúdos e ferramentas que tornem viável o ensino à distância.
- Desenvolver a articulação entre a escola e o mercado de trabalho (p. ex., integrando funcionalidades como bolsas de emprego)."

Claro que ao nível da Educação e Formação de Adultos reveste-se de maior importância todo o trabalho de desenvolvimentos de competências de utilização das TIC.

Deste modo destaco, ainda, alguns objectivos de Formação do mesmo Plano:
"- Promover a utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem e na gestão administrativa da escola.
(...)
- Promover a utilização pedagógica das TIC.
(...)
- Diminuir assimetrias entre escolas, promovendo o acesso a TIC de agentes e escolas com menos recursos financeiros."

E termina:
"Os meios estão lançados, as naus aparelhadas, só precisamos de sair da calmaria dos nossos portos seguros para enfrentar todas as incertezas, passando bem ao largo dos baixios das nossas reais e compreensíveis resistências à mudança…"

Obrigado Jorge Lima!

LVila

(Link para texto integral)

3 comentários:

Marco Aurelio disse...

Olá Luis,
O que você entende de uso pedagógico de TICs? Essa é uma questão que vem me tirando o sono a muito tempo.
até mais,

Marco Aurelio - www.educultirsao.blogspot.com onde educação, cultura e diversão brincam juntas.

Luis Vila disse...

@gmail.comOlá Marco,

desculpe o traso da resposta.

Entendo o uso pedagógico das TIC de diversas maneiras. Antes de responder directamente devo dizer que a escola tem sido inteligente em pretender adaptar-se às TIC e, nesse sentido, tem recorrido aos recursos que elas disponibilizam.
É também importante manter esta actualização face à Sociedade da Informação e da Comunicação, sabemos que a escola é uma estrutura que se move com muita dificuldade, no entanto a sociedade muda a cada segundo, tendo muita dessa mudança a ver com as TIC.
É o recurso a esta nova e poderosa ferramenta que eu entendo como pedagógica, mas ela assume formas muito diversas que vão do portefólio electrónico, publicação/investigação na Web, ensino a distância, à simulação proporcionada virtualmente.
Concordo quando se afirma que muitas ferramentas electrónicas não são pedagógicas mas comunicativas, no entanto, também é verdade que a comunicação assume um dos papéis mais importantes da pedagogia.
Actualmente, muito dos projectos que são desenvolvidos nas minhas aulas implicam recorrer a computadores e internet, pois as competências de TIC são tranversais a todo o currículo, materializando uma das componentes mais fortes da formação de adultos, juntamente com a reflexão que os formandos fazem das actividades desenvolvidas.

Espero não ter confundido mais!!

Um abraço,

Luís Vila

Anónimo disse...

Interessante, mas ainda não estou totalmente convencido, acredito que o problema todo que me assola é referente ao uso do termo pedagógico, parece que esse termo vem sendo banalizado, pedagógico na minha concepção é muito mais que educacional ou de ensino, ou estou errado?
Muitas descrições de ferramentas pedagógicas vejo com sendo ferramentas educacionais ou de ensino, e o que não consigo ver, é onde estão as ferramentas pedagógicas, será que me falta conceito? será que estou equivocado em minhas conclusões?
um abraço,

Marco Aurelio - www.educultirsao.blogspot.com