É Hora!

Este clip, publicado por Vitorino Seixas no Blog da Formação, não podia vir mais a propósito, está na hora de reflectir sobre a nossa prática pedagógica e, modificando as nossas práticas e metodologias, passar a actuar em conformidade com as exigências da Sociedade de Informação e Comunicação (SIC).

6 comentários:

Unknown disse...

Excelente video...que presenta muy claramente la controversia entre tecnología y metodología....más de los mismo??? qué uso hacemos???
felicitaciones...
saluditos
Cristina

Luis Vila disse...

Olá Cristina e obrigado pelo teu comentário.

Tens razão, já chega de controvérsia.

O que importa agora é: "qué uso hacemos???"
Na minha opinião o mais importante é experimentar.
Se essas experiências forem feitas com imaginação, como refere o prof. Jarbas Barato, tanto melhor, pois estamos a desenvolver as nossas capacidades de utilização da tecnologia, a fomentar a sua utilização junto dos nossos alunos e, mais importante, estamos a ultrapassar as resistências, as barreiras tecnológicas.
É interessante verificar que quando as canetas(bolígrafos?)se vulgarizaram também houve resistência, dizendo-se que nunca iria substituir o lápis. De facto não substituiu, mas ninguém abdica delas...
Provavelmente vai acontecer o mesmo com a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica, mas já ninguém passa sem ela!
Voltando à ideia inicial, aquilo que é urgente é utilizar de facto, depois vamos corrigindo o caminho!
Aquele post "Utilização das TIC em Linguagem e Comunicação" já assume um pouco essa postura de partilhar uma acção prática e, brevemente, vou partilhar outra experiência com adultos.

Até breve!

Luís Vila

Anónimo disse...

fantastico video luis, acabei de escrever um comentário la no boteco escola exatamente sobre isso.
depois dá um pulinho por lá.
grande abraço.
www.educultirsao.blogspot.com

Anónimo disse...

Oi Luis!

Já adicionei seu blog nos meus favoritos!
Além de ótimos vídeos, você interage com os seus visitantes, achei ótimo!
Sou professora de Ensino Fundamental e Médio e tenho certeza que não é a tecnologia que muda as coias na escola. O que muda realmente alguma coisa é a prática pedagógica e esse vídeo diz tudo! Obrigada pelo "post"!
Se der, visite meu blog sobre Informática Educativa:
http://jmzimmer.blog.uol.com.br
Abraço,
Josete

Luis Vila disse...

Olá Josete!

Obrigado pelas suas palavras. Já fui ver o seu blog. Está muito bom, com muita informação importante. Depois vagueei um pouco pelo CampusParty e logo que possa volto para ver as conferências.

Cumprimentos,

Luís Vila

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado